segunda-feira, 30 de maio de 2011

Convite à resistência

    Hoje vamos  tratar da "invasão" de uma linguagem diferente, adotada principalmente pelos adolescentes. Ela está interferindo inclusive nos textos produzidos  em sala de aula, onde se espera que a norma culta prevaleça. Afinal, é este o espaço que temos para aprender e exercitar as regras e seguir os padrões da língua. Se não, onde mais?
   Conforme o nem sempre confiável  wikipédia. o internetês é uma linguagem surgida no ambiente da internet, baseada na simplificação informal da escrita, com o objetivo principal de tornar mais ágil e rápida a comunicação, fazendo dela uma linguagem taquigráfica, fonética e visual. Abreviações, simplificações, símbolos criados por combinação de caracteres, símbolos gráficos próprios e uma diversidade de recursos de comunicação por imagens utilizados na internet são as principais características encontradas nas mensagens que utilizam esta linguagem.
Vamos a alguns exemplos: "Td de bom p vc. Xau, bju!, Blz, t+! A gtn se fla por aki. Bjaum!" (ou seja: Tudo de bom para você. Tchau. beijo!, beleza, até mais" A gente se fala por aqui. Beijão"), "Kd vc q naum dexo coments no meo flog pra eu fla c vc?" (ou seja:: Onde está você que não deixou um comentário na minha página pessoal de fotos para eu falar contigo?). Estas são frases típicas do que alguns professores, estudiosos da língua e gramáticos passaram a chamar de internetês. Outro exemplo: "toaxandumoskema" (ou seja : estou achando o maior esquema).
Sim! Tudo quer dizer a mesma coisa! E a maioria só escreve na internet assim. Para essa galerinha, teclar com amigos escrevendo de forma natural e obedecendo às regras da gramática portuguesa não tem nada a ver...O internetês colocou como regra o não uso de acentos, a possibilidades de inventar palavras ou emendá-las obedecendo somente à fonética. De qualquer modo, caros educandos, fica o desafio de teclar em português para experimentar. Quem sabe não é divertido também? Vamos tentar?

(Texto adaptado por mim) 
imagem: google

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Recado aos leitores ávidos

A biblioteca do colégio está cheia de novidades! Entre os títulos novos encontram-se A Lenda dos Guardiões, Diários do Vampiro, A Busca do Graal, O Discurso do Rei, As Mentiras que os Homens Contam, Comédias para se Ler Na Escola e muito mais.
Todos já estão devidamente catalogados e disponíveis para empréstimo. Andressa nos contou que o movimento está aumentando. Corra lá e garanta momentos de suspense, medo, alegria, surpresa, enfim, todas as emoções que a leitura nos provoca.  

Por que fazer o ENEM neste ou no ano que vem...

O Exame, a cada ano, mostra sua importância. Entenda porque ele 

não atrapalha e ainda ajuda


Goste ou não, a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

 é óbvia. Em algumas instituições é a única porta de entrada. E na Universidade

 Federal de Santa Catarina (UFSC), cerca de 90% dos estudantes 

classificados no vestibular que optaram por usar a nota melhoraram seu 

desempenho.Dos 5.758 classificados no vestibular 2011 da UFSC, 3.816 

optaram por usar a nota do Enem. Destes, 3.416 melhoraram seu desempenho.

 Para os outros o exame nacional não influenciou, já que a nota final pioraria.

 Mas como é esta prova?

Segundo o professor de biologia do Gaia, Aluízio Caffé, o conteúdo do Enem

 não difere dos apresentados em salas de aula no ensino médio ou em 

um curso pré-vestibular. Mas a forma de cobrança muda.

Os assuntos são associados às atualidades ou ao cotidiano dos estudantes. 

Uma questão sobre os os agentes que promovem o desequilíbrio no meio 

ambiente tem tudo para estar relacionar com o vazamento de petróleo 

no Golfo do México.

O diretor pedagógico do Sistema de Ensino Energia, Nilson da Silveira,

 lembra que a leitura é fundamental para quem quer se sair bem no Enem:

– O estudante tem que se preocupar com a programação do ensino médio,
 fazer muita leitura e saber interpretar os textos. Além disso, tem que
 relacionar os temas, analisando o contexto histórico e em como tudo
 isso incide em outras áreas do conhecimento – avalia.

OS MOTIVOS PARA FAZER- Em 2010, o Enem foi adotado por 83 instituições públicas de ensino superior, sendo 39 federais, cinco estaduais, 38 institutos federais, ciência e tecnologia e uma instituição isolada- Em 23 universidades, ele foi a única maneira de ingresso. Nas demais, ajudou a compor a nota final do vestibular ou foi usado como primeira fase- Para ganhar bolsas no Programa Universidade para Todos (ProUni) um dos pré-requisitos dos candidatos é ter feito o exame
- Dá para escolher uma vaga em qualquer lugar do país. Mesmo que você tenha feito as provas em Santa Catarina, você pode estudar na Bahia.Para isso, é preciso acessar o site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br). Nele, dá para escolher até duas opções de cursos, por ordem de preferência. O legal do sistema é que ele permite ao aluno acompanhar quantas pessoas se inscreveram no curso que ele quer e a variação da nota de corte.Além disso, o estudante pode alterar a escolha até o final
COMO USAR O ENEM EM SC
- UFSC – Ano passado, o Enem compôs 20% da nota do último vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Quem optou por usar a nota do exame, no resultado final, não foi prejudicado. Caso o desempenho no Enem diminuísse o resultado na universidade, ele era descartado. Além disso, depois do resultado do Vestibular 2011, a UFSC abriu processo de reopção de curso para as vagas que sobraram. Só puderam se inscrever os alunos que, além de terem feito o vestibular, tinham participado do Enem.
- UFFS – Na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) ele é a única forma de ingresso. Apesar disso, os estudantes precisam se inscrever no processo de seleção,organizado pela instituição, que não faz parte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
 -IF-SC – por prova de vestibular.
- Udesc – Não usa o exame de nenhuma maneira.
AS PROVAS
O Enem será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio:
- ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia;
- ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia;
- Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação;
- Matemática e suas tecnologias: matemática.
AS INSCRIÇÕES
- Começaram na segunda-feira e vão até 10 de junho de 2011, às 23h59min
- Custam R$ 35
- Só podem ser feitas pela internet: www.enem.inep.gov.br
Disponível em: Diário Catarinense, 25/05/2011 Caderno Vestibular

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A pedido

de um seguidor assíduo deste blog, destaco os versos de Mario Quintana postados outro dia  com uma releitura de Miró em trabalho de espanhol:

              Das Utopias

Se as coisas são inatingíveis...ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A mágica presença das estrelas!
             
             De las Utopías

Si las cosas son inaccesibles  bah!
No es motivo para no quererlas
Que tristes los caminos si no fuera
La magica presencia de las estrellas!

Florianopianos

É o nome dos recitais que os jovens e talentosos pianistas Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral apresentarão nos próximos dias.
Confiram: Dia 24 de maio, 20h no TAC
                Dia 30 de maio, 14h na Biblioteca Municipal do Estreito e
                Dia 31 de maio, 14 e 20h no OPUS Espaço Cultural.
Todos são com entrada gratuita. Outras informações no 91457060. Vale prestigiar!

No dia 25 de maio, quarta-feira, às 18h, a Orquestra da UDESC, sob coordenação do professor Titton, apresenta Música Erudita Brasileira. O local é a  Sala de Música do Instituto Federal na Av Mauro Ramos, 950. A entrada é gratuita também. Passem lá!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Uma fusão

entre pintura e literatura. É este o resultado do trabalho proposto pelo educador Sergio, de espanhol, no 9º ano. Salvador Dalí e Pablo Neruda, Pablo Picasso e Clarice Lispector, Miró e Mario Quintana...Confiram:

                                                    
         


terça-feira, 17 de maio de 2011

Aprender brincando

Hoje temos mais um jogo legal para fixação das regras de ortografia. Vamos lá?

segunda-feira, 16 de maio de 2011

De balsa e bicicleta

Para nós que tratamos do assunto no ensino médio, mais uma ideia para aliviar o trânsito da Grande Florianópolis...
Quem sabe vocês não poderão ir assim à universidade?


(foto da Folha imagem)

domingo, 15 de maio de 2011

A Importância do Título na Redação

Ao entrar em uma livraria a capa das publicações, normalmente, é o que mais nos chama a atenção: a disposição das cores, uma boa fotografia ou ilustração, a provocação dos sentidos, a beleza ou a repugnância. Tudo está ali, ao primeiro olhar, muitas vezes destacando-se em meio a uma multidão de outros livros e badulaques que estão espalhados pelo estabelecimento.
Em uma redação, o título pode ser comparado à "capa" do texto que você pretende que seja um best seller para os pretendidos leitores. Como se consegue isso?

Um título deve ser instigante, provocador. Não deve dizer tudo, mas deve despertar no leitor a curiosidade para o que está vindo logo abaixo. Evite matar todas as expectativas do leitor, dizendo, por exemplo, que "O aborto é um crime que deve ser evitado", se o ponto de vista que você dará é este. Tente dizer menos, para que o seu leitor sinta-se com uma imensa vontade de ler e descobrir o que você dirá e que queira ser surpreendido.

Se você não tem muito domínio da técnica de redação, uma boa sugestão é deixar o título para o final, já que ele deverá instigar o leitor a respeito do que você escreveu. E é óbvio que você só saberá o quê e como escreveu depois de finalizar. Terminado o texto, perceba a ideia principal e, a partir dela, construa o título.

Evite, também, títulos grandes demais. Ele NÃO É o tópico frasal, a frase principal e temática do texto. Ele é uma espécie de moldura para a sua obra, o acabamento...
Outra orientação importante: o título é OBRIGATÓRIO, nunca se esqueça desse detalhe!
(Disponível em: www.redacaocriativa.com.br, texto adaptado)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Feira do Livro no Largo da Alfândega

Começa hoje a quarta edição da Feira Catarinense do Livro no Largo da Alfândega. Na programação, lançamentos de livros, sessão de autógrafos, saraus literários e apresentações teatrais.
Estará aberta diariamente das 9h às 20h e termina no próximo dia 21. É um programa que vale a pena. Passem lá!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Audição e Saúde

Foi este o tema trabalhado pela educadora Luciane Hackl nos 8º anos e que deve nos fazer refletir também:
Na pesquisa feita pelos educandos entre eles e os do 9º ano, apurou-se que a maioria usa fones de ouvido com frequência, apenas 8 usam às vezes e nenhum não usa.Dois dormem com os fones no ouvido, 24 deles aumentam o volume quando há barulho enquanto apenas 2 não aumentam. Treze usam fones por 4 horas ou mais. Em relação ao volume, 15 o mantém na média, 9 no máximo e apenas 2 no mínimo.
Outras questões importantes levantadas pelos nossos pesquisadores, em resumo:
- A poluição sonora existe quando os ruídos incomodam por serem altos demais para o nosso sistema auditivo;
- Com a moda dos aparelhos portáteis de música digital, os mais jovens estão inclusos no grupo de risco para problemas auditivos;
- Segundo a Organização Mundial de Saúde, o uso de fones em volume excessivo por mais de uma hora por dia aumenta o risco de deficiência auditiva e zumbidos;
- A maioria das pessoas com audição normal se sente incomodada com música alta. Não incomodar-se nesse caso pode ser indício de perda auditiva;
- A exposição direta com mais de 85 decibeis pode causar danos aos ouvidos e o MP3 pode ter até 112! A recomendação então é não ultrapassar nunca o nível de volume médio, evitar o uso prolongado, jamais dormir com os fones ligados e, finalmente, procurar sempre ouvir boa música, aquela que faz bem para a alma...e para os ouvidos! (a foto abaixo é do google imagem)


quinta-feira, 5 de maio de 2011

Textos sem palavras

Textos não são só aqueles formados por palavras e frases, que se encadeiam para ganhar sentido. Os grafites nas ruas, os comerciais de TV e as obras de arte são formados por sinais que precisam ser decodificados, lidos, para serem compreendidos. Somada aos textos verbais, a arte, com sua gramática própria nos ajuda a interagir com o mundo e a nos expressarmos melhor.
As releituras de algumas obras da Tarsila do Amaral postadas aqui foram produzidas no sexto ano nas aulas da educadora Priscila Anversa.
Para saber mais sobre a primeira dama do modernismo brasileiro, vale visitar o site oficial www.tarsiladoamaral.com.br Apreciem!!!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Qual é o seu jeito?


Entre todas as inquietações que se vive na adolescência, uma das maiores é a escolha da profissão. Com o intuito de abrir uma discussão sobre o assunto nas aulas de redação do ensino médio, abaixo estão algumas características importantes das profissões mais procuradas, conforme alguns estudiosos. Se você está indeciso, quem sabe não acha uma pista?  Confira:

Realista:
Tem boa coordenação motora e é hábil. É pouco sociável e agressivo. Não tem capacidade verbal e interpessoal, prefere os problemas concretos aos abstratos. Prefere atividades como exploração, projetos científicos, mecânica. Tem maior capacidade matemática e manual do que verbal.
Profissões:Engenharia, Cirurgia Médica, Análise de Sistemas.
Intelectual:
Resolve seus problemas por meio de idéias, palavras e símbolos. A capacidade física e social passa para segundo plano. É independente e prefere trabalhar dessa forma, sem dar ou receber ajuda. Prefere atividades que lhe permitam expressar sua inclinação pouco sociável, analítica e imaginativa.
Profissões: Medicina, Ciências Sociais, Economia, Odontologia, Veterinária.
Social:
Enfrenta seu ambiente estabelecendo metas, valores e tarefas que lhe permitam aplicar sua capacidade em interesse de outras pessoas e melhorar ou modificar suas condutas. Tem necessidade de interação e é hábil socialmente. Prefere atividades educativas, terapêuticas e religiosas.
Profissões: Assistência Social, Turismo, Advocacia, Psicologia.
Convencional:
Enfrenta seu ambiente social e físico elegendo metas, tarefas e valores sancionados pelo costume e pela sociedade. É até certo grau inflexível, conservador e perseverante. Não tem espontaneidade nem originalidade. Prefere atividades passivas e bem organizadas e leva mais em conta o aspecto econômico do que o estético.
Profissões: Contabilidade, Hotelaria, Administração de Empresas na área financeira.
Empreendedor:
Enfrenta seu mundo escolhendo metas, valores e tarefas que lhe permitam expressar suas qualidades de ser audacioso, dominante, entusiasta, energético e impulsivo. Prefere atividades que satisfaçam suas necessidades de domínio de expressão artística e verbal, como também de reconhecimento.
Profissões: Jornalismo, Administração de Empresas na área de marketing, Advocacia.
Artístico:
Enfrenta seu ambiente usando sentimentos, intuição e imaginação por meio de concepções e realizações artísticas. Prefere atividades musicais, literárias, dramáticas, dando mais valor ao estético que ao econômico.
Profissões: Publicidade, Música, Arquitetura, Artes Cênicas.

(Disponível em: www.mundovestibular.com.br. O autor é o professor Luis Guebala)