Ao entrar em uma livraria a capa das publicações, normalmente, é o que mais nos chama a atenção: a disposição das cores, uma boa fotografia ou ilustração, a provocação dos sentidos, a beleza ou a repugnância. Tudo está ali, ao primeiro olhar, muitas vezes destacando-se em meio a uma multidão de outros livros e badulaques que estão espalhados pelo estabelecimento.
Em uma redação, o título pode ser comparado à "capa" do texto que você pretende que seja um best seller para os pretendidos leitores. Como se consegue isso?
Um título deve ser instigante, provocador. Não deve dizer tudo, mas deve despertar no leitor a curiosidade para o que está vindo logo abaixo. Evite matar todas as expectativas do leitor, dizendo, por exemplo, que "O aborto é um crime que deve ser evitado", se o ponto de vista que você dará é este. Tente dizer menos, para que o seu leitor sinta-se com uma imensa vontade de ler e descobrir o que você dirá e que queira ser surpreendido.
Se você não tem muito domínio da técnica de redação, uma boa sugestão é deixar o título para o final, já que ele deverá instigar o leitor a respeito do que você escreveu. E é óbvio que você só saberá o quê e como escreveu depois de finalizar. Terminado o texto, perceba a ideia principal e, a partir dela, construa o título.
Evite, também, títulos grandes demais. Ele NÃO É o tópico frasal, a frase principal e temática do texto. Ele é uma espécie de moldura para a sua obra, o acabamento...
Outra orientação importante: o título é OBRIGATÓRIO, nunca se esqueça desse detalhe!
(Disponível em: www.redacaocriativa.com.br, texto adaptado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário