segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ainda sobre escolhas...

A educanda Maria Luiza, do 1º ano do ensino médio, escreveu um texto sobre  escolha profissional e acredito que conseguiu traduzir com clareza parte de suas inquietações e dos colegas:
   "Ainda não sei o que quero fazer quando crescer, estou dividida entre artes plásticas, arquitetura e fotografia. Não quero ficar pensando muito em profissões ainda, já que não pretendo fazer faculdade até ter certeza sobre minha decisão.
   Minhas opções até agora foram todas baseadas em experiências que tive, como as aulas de artes, que me ensinaram como pintar e a fazer desenhos melhores, as fotos que bati para minha formatura no ano passado e os projetos de construção nas aulas de geometria.
   A pressão para fazer uma escolha profissional , porém, é bem grande. Meus pais esperam que eu tome minha decisão logo e no colégio tudo o que fazemos é praticamente uma preparação para o vestibular. Para uma pessoa indecisa como eu é uma situação bem estressante. Ainda não sei o que quero fazer quando eu crescer, mas definitivamente será algo relacionado às artes."
 Também sobre o mesmo tema, Natalia Walter, da mesma turma, também caprichou:
   "Com muitas novidades chegando ao mercado de trabalho e a influência familiar, torna-se difícil a escolha de uma única opção. Mas na sociedade moderna a arquitetura surge como uma profissão atraente e desejada.
    Quando entramos no ensino médio a pergunta " o que você vai fazer no vestibular?" começa a ser ouvida com mais frequência, muitas dúvidas surgem e também infuências em relação à nossa futura escolha. Diante de muitas opções, a arquitetura se destaca no coração e na mente de uma estudante.
   É fácil caminhar nas ruas e ver as grandes novidades na construção civil, prédios modernos, decorações inovadoras e muita tecnologia nos projetos de arquitetura. Isso provoca a atenção dos estudantes que pensam em seguir carreira como arquitetos.
   Na busca desse grande objetivo profissional, surge motivação para persistir em uma caminhada estudantil desejando alcançá-lo e assim, ter a realização de um grande sonho."

Nenhum comentário:

Postar um comentário